Melhorando a qualidade e velocidade do envio de vídeos para o Youtube

Pequenas configurações podem tornar o seu vídeo muito mais otimizado para o serviço, proporcionando um upload mais veloz, inteligente e dando maior qualidade ao vídeo.



O Youtube é uma ferramenta bastante versátil e costuma aceitar muitos dos formatos de vídeos mais populares no mundo. Mas o que pouca gente sabe é que existe formas de se ganhar muito mais velocidade de upload e de quebra ainda aumentar a qualidade do vídeo upado.
O que a ferramenta de upload disponível no youtube comummente faz é converter formatos aceitos como .MOV, .MPEG4, .AVI, .WMV, .MPEGPS, .FLV, 3GPP, WebM e etc. Porém além da demora, há enorme perda de qualidade do vídeo na nova compactação, e esse método está bem longe de ser o recomendado.
Acontece que, apesar dele aceitar todos esses formatos, ele possui um formato nativo para os vídeos apresentados no site, e se você subir os vídeos já nesse formato, poupa tempo e mantém toda qualidade do seu arquivo original.

Como fazer?

Primeiramente o Contêiner deve ser a extensão ".mp4", entretanto o arquivo deve estar sem listas de edição, do contrário você poderá vir a perder a sincronização AV (Áudio / Vídeo). Além disso para um rápido início é importante moov atom na frente do arquivo. Moov atom ou movie atom, define a escala de tempo, a duração, as características do filme de exibição, bem como subatoms contendo informações para cada faixa do filme.
Já o Codec de áudio deverá ser o AAC-LC, com canais Estéreo ou estéreo + 5.1. a Taxa de amostragem de áudio de 96 khz ou 48 khz
Quanto ao codec do vídeo, deverá ser o H.264, com varredura progressiva, ou seja sem entrelaçamento, em Alto perfil, com 2 quadros B consecutivos, GOP fechado. GOP de metade da frame rate, CABAC, com taxa de bits variável e Gama de cores: 4.2.0.
Além disso, como o YouTube utiliza players com proporção de tela de 16:9, caso você um arquivo que não seja nessa proporção, ele será processado e exibido corretamente, mas com barras pretas à esquerda e à direita ou barras pretas nas partes superior e inferior. Então se essa não for a intenção e se quiser que o vídeo caiba perfeitamente na tela do player, codifique seu arquivo com estas resoluções:


2160p: 3840 x 2160
1440p: 2560 x 1440
1080p: 1920 x 1080
720p: 1280 x 720
480p: 854 x 480
360p: 640 x 360
240p: 426 x 240



Sempre que possível considere as maiores resoluções, preferencialmente acima de 480p. Entenda sobre resolução nessa postagem.

Descomplicando

Sei que muitos nomes e termos técnicos não ajudam muito, mas vou mostrar na prática como isso ficaria. A mágica deve ser feita na renderização do arquivo, no caso do exemplo abaixo usei o Sony Vegas, mas na grande maioria dos softwares a configuração de reder é muito similar.

1 - Defina o formato:
  • Contêiner: .mp4


2 - Configure a saída do vídeo:

  • Codec de vídeo: H.264 / que no caso do Vegas tem o nome de AVC;
  • Varredura progressiva / Progressive Scan;
  • 2 quadros B consecutivos;
  • GOP fechado. GOP de metade da frame rate;
  • Entropy Code: CABAC;
  • Gama de cores: 4.2.0 / Automático;




3 - Configure a saída do áudio:


  • Codec de áudio: AAC-LC;
  • Canais: estéreo ou estéreo + 5.1;
  • Taxa de amostragem de 96 khz ou 48 khz;



Lembre-se de salvar as configurações em um perfil, e desse modo não precisará refazer todos esses passos à cada renderização.
Share on Google Plus

Sobre Thiago Freitas

Ator, Produtor Musical, Diretor de Arte, Técnico em Informática e Programador Visual. O autor uniu todos seus conhecimentos profissionais para facilitar e democratizar o acesso ao conhecimento das mídias digitais.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Olá, Thiago! Obrigado pelas dicas. Tenho uma pergunta. Acabo de chegar ao mundo da telefonia inteligente. Gravei uns videos que quero subir no Youtube e demora muito em carregar. Baixei a qualidade do Samsung Galaxy a 720p. Cómo coloco o Moov atom na frente do arquivo? E os outros parametros, aonde acho? Tenho Linux...

    ResponderExcluir
  2. Olá Unknown, como vai? Então, para Linux a existem alguns softwares de edição e produção de vídeos que não bastante satisfatórios: Cinelerra, Flowblade, KDenlive, lightworks e tantíssimos outros que além de tudo são gratuitos. Infelizmente não sei lhe informar com precisão qual deles é o melhor, e ou atende melhor seus requisitos. Tudo que sei é que o Kdenlive tem integrado um serviço de exportação para o Youtube (e para diversos outros serviços), então provavelmente este atenda melhor seus requisitos e acelere esse processo de upload. Outro quesito a se observar é a velocidade de sua internet, infelizmente no Brasil os serviços de internet nem sempre atingem velocidades razoáveis e constantes.
    Abraço! :)

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas dicas vou testa-las depois : D

    ResponderExcluir