Ilha de edição - Qual equipamento usar para edição dos vídeos sem gastar muito?

Analisando as necessidades reais é possível montar ou comprar um equipamento para edição de vídeo, muito mais em conta que as caríssimas máquinas de uso profissional.

Fotografia: Nonintia.
Uma ilha de edição profissional para atender a requisitos mais avançados pode custar mais de R$ 10 mil e dependendo do projeto ultrapassar muito o dobro desse valor. Mas calma, para um projeto mais "caseiro", e não menos profissional é possível investir muito menos que isso.
Está quase tudo pronto, imagens do piloto gravadas, o som armazenado, então chega a hora de editar o vídeo e você se depara com lentidão de seu computador. Este equipamento é talvez o mais importante, afinal, sendo bem escolhido, ou seja, sendo adequado as suas necessidades, pode transformar muitas horas em poucos minutos. Para este trabalho você vai precisar de um bom computador, lógico, mas o quão bom ele deve ser, varia de acordo com o que você precisará.
A configuração de um computador novo padrão, com bom processador e uma razoável quantidade de memória RAM pode ser a medida para trabalhos menos rebuscados. Nesse sentido, fiz uma configuração básica, que julgo ser a mais adequada para começar, com essas edições mais simples:
  • Processador: Pentium Core i5 / AMD X4 
  • Memória RAM: 6 Gigabytes
  • HD: 500 gb
  • Monitor: Led ou LCD de 17" com resolução mínima de 1280 x 800
  • Placa de Vídeo: 1 gb - Não economize nesse item, uma boa placa de vídeo será um grande diferencial, e pode acelerar até 100% a renderização dos vídeos.

Com uma máquina com configurações próximas das acima, a velocidade da edição será razoável e a qualidade profissional. A situação muda somente quando você decide editar enormes quantidades de imagens ou vídeos muito longos. Nesse caso, vale à pena investir em uma configuração mais potente, específica para edição de vídeos. Essa configuração acima não deve sair mais que 2 mil reais em um PC desktop.
Quanto ao software de edição, existem diversos aplicativos profissionais no mercado, a maioria paga, no entanto existem alguns gratuitos. Vamos a eles:

Sony Vegas: 



É largamente usado por profissionais, por ser bastante completo, versátil e sobretudo muito leve em relação a concorrência.

Desvantagens: 
  • Custo muito alto de investimento nesse produto, podendo chegar próximo da casa dos 2 mil reais. 
  • Não compatível com Apple e Linux.


Adobe Premiere: 

Reprodução.
Em geral é o primeiro nome que vem em mente ao se falar em edição profissional de vídeos. Possui recursos muito avançados e únicos em seu produto.

Desvantagens:
  • Custo muito mais elevado que todos os concorrentes;
  • Exige muito mais máquina mesmo pros recursos mais simples;
Se optar por ele, certifique-se de necessitar de todos esses recursos avançados, que muitas vezes somente são necessários à grandes produções de Hollywood e grandes séries.

Lightworks:

Reprodução: webcreatorbox

Ao contrário dos seus concorrentes não custa nada e mesmo assim é amplamente utilizado no meio profissional por grandes editores de Hollywood, como Tariq Anwar, o montador do filme “O Discurso do Rei”, produção que inclusive levou o Oscar de melhor filme de 2010. Roda em Windows, Mac e Linux.

Desvantagens: 
  • Por ser muito diferente dos demais, se torna muito complicado e pouco intuitivo usá-lo;
  • É preciso configurar atalhos básicos, como o "Ctrl + Z".

Corel Video Studio Pro:

Reprodução.

Interface muito limpa e intuitiva, tão prático quanto o Sony Vegas. Bom desempenho com videos HD e função 3d. Bastante leve, levando em conta sua complexidade.

Desvantagens:
  • Costuma apresentar muitos travamentos;
  • Produzido somente para sistemas Windows.

Final Cut: 


Um dos softwares que mais têm sido usados atualmente. É de longe o programa maior desempenho de todos. 

Desvantagens:

  • Desenvolvido apenas para MacOSx;
  • Sem tradução para o português.


Não é demais enfatizar que todos os aplicativos acima citados (dos que são pagos) oferecem uma versão de teste gratuita para download em site oficial. Assim sendo, experimente antes de decidir, veja com qual você mais se identifica, antes de qualquer coisa. Não adianta possuir uma software de ultima geração e não se entender com ele.

Share on Google Plus

Sobre Thiago Freitas

Ator, Produtor Musical, Diretor de Arte, Técnico em Informática e Programador Visual. O autor uniu todos seus conhecimentos profissionais para facilitar e democratizar o acesso ao conhecimento das mídias digitais.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário