Que fonte usar no meu vídeo?

Infográfico com dicas fundamentais para quem quer usar com sabedoria as fontes para os textos em vídeo.



Muita gente se sente em dúvida com relação aos textos que serão exibidos no vídeo: que fonte usar? Para quem é um pouco leigo no assunto isso pode ser um bicho de sete cabeças e levar muito tempo sob o método de tentativa e erro. Mas existem regrinhas bem simples que se forem seguidas poupam bastante tempo e agregam muito ao seu trabalho.

Vamos ao infográfico:




Padrões para Legendas e GC


Reprodução.

Embora não seja uma regra, se convencionou a usar sans-serifs para produção de textos de legendas e GCs, em razão de a fonte ter traços muito retos e limpos, oferecendo uma excelente leitura. É muito costumeiro ver, sobretudo em emissoras de TV, mundo à fora, utilizando sans-serifs arredondadas (Rounded), por oferecer uma melhor adaptação, sobretudo em tamanhos diminutos, evitando os indesejáveis efeitos de flicker e facilitando a leitura. Além disso, um padrão quase que universal, devido a sua eficácia, é usar letterings em cor branca com sombreamento nítido em cor preta, que devido ao contraste melhora ainda mais a leitura mesmo com muita ou pouca luz no fundo.

Reprodução.

Enquanto emissoras como a CNN adotaram a Helvética rounded para seus Geradores de Caracteres, a Tv Globo optou por padronizar quase toda a tipografia da emissora com VAG Rouded, que ficou conhecida no meio como Globoface. Emissoras como Record e té mesmo a novata Rede Tv decidiram utilizar a mesma tipografia que a concorrente, pois a mesma já havia sido imortalizada na cabeça do telespectador como símbolo de qualidade da emissora carioca.

Reprodução.

Já a Globo News, decidiu utilizar uma Sans-serif não arredondada e não sombreada em seus GCs. Ficando o contraste e leitura por conta da diferença de cor da tarja e do lettering.

Quando utilizar fontes serifadas?


Reprodução:  fontmeme.com

Não as risque das suas produções. Em geral elas podem dar um charme e serem muito importantes em uma produção. Porém, seu efeito é melhor quando em tamanhos grandes e/ou em fundos de coloração uniforme.
Fontes serifadas são excelentes para títulos e logos de acordo com o segmento. Nesse caso, cabe a experimentação. Aliás, pra títulos vale utilizar-se de fontes mais rebuscadas, desenhadas, personalizadas e até mesclar tipografias, mas claro, tudo com propósito definido.

***

Além de tudo isso, procure padronizar todo seu material. Evite usar fontes diferentes indiscriminadamente, principalmente se ao mesmo tempo (exceto em títulos). E não deixe de ler o nosso manual do GC.
Share on Google Plus

Sobre Thiago Freitas

Ator, Produtor Musical, Diretor de Arte, Técnico em Informática e Programador Visual. O autor uniu todos seus conhecimentos profissionais para facilitar e democratizar o acesso ao conhecimento das mídias digitais.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário