Termine de uma vez com as crendices populares acerca dos itens tecnológicos, e saiba o que é de fato verdade, nessa matéria.
Imagem: Geralt |
Nesse mundo tecnológico ao longo dos anos foram sendo acumulados cada vez mais afirmações acerca dos itens que a cada dia ficam mais avançados. Acontece que muito do que se acredita ser verdade absoluta, é em verdade, mito, senão algo que um dia foi verdade e hoje não corresponde mais aos fatos.
É por isso que preparamos essa matéria com algumas afirmações indispensáveis pra quem deseja trabalhar com áudio e vídeo. Vamos aos itens:
Cabos mais caros têm som e imagem melhores? MITO
Reprodução. |
A forma mais simples de explicar a origem desse mito é que ele é sim verdadeiro, mas apenas para cabos analógicos.
Cabos que trabalham com sinal analógico estão sujeitos a interferências eletromagnéticas, por isso os cabos melhores (e mais caros) são os que possuem melhores defesas contra essa interferência.
Por outro lado, cabos digitais não funcionam da mesma forma com exceção do quesito durabilidade, os cabos digitais (como o USB por exemplo), não existe "melhor" ou "pior", ou funcionam ou não funcionam. E se funcionam, são todos iguais.
LED e LCD são telas diferentes? MITO
Imagem: Alexander Stein |
Toda tela LED é também LCD, mas nem toda LCD é LED! A diferença entre as telas de LCD e LED não se encontra nos pixels, mas sim na forma da iluminação.
Explico, as telas de LCD utilizam lâmpadas do tipo fluorescentes para iluminar a tela, enquanto as LED utilizam pequenos LEDs para iluminar individualmente cada pedacinho da tela em separado. Isso faz com que elas produzem um preto ainda mais escuro, visto que LEDs possam ter sua iluminação desligadas nos pontos pretos para que fiquem mais escuras, sendo assim, o fator que faz diferença nas telas LED, fazem mais diferença na qualidade de imagem quando estão desligados!
Câmeras com mais megapixels fazem fotos melhores? MITO
Imagem: Nemo |
A quantidade de megapixels que um sensor de uma câmera tem influencia muito pouco na qualidade das fotos, principalmente se observarmos outros fatores mais importantes como: Lente e recursos da câmera. Em se tratando de filmagem, como um monitor Full HD possui apenas 2 Megapixels e os novos 4K possuem 8 Megapixels, qualquer câmera com mais resolução do que isso não vai mostrar na tela a diferença que mais megapixels fazem. E se for uma fotografia, idem, a diferença seria no quesito Zoom digital.
Agora se a ideia é fotografia para impressão em tamanhos grandes, esse fator fará total diferença, se adequado ao tamanho desejado.
O material das lentes fazem diferença na qualidade da imagem? FATO
Aberração Cromática - Imagem: Stan Zurek |
E não é uma diferença muito pequena, é uma diferença bastante grande, e dependendo, muito perceptível ao olhar mais leigo.
Basicamente existem 2 tipos de lentes: as de plástico e as de cristal. Não é preciso ser nenhum gênio para saber que as de plástico oferecem uma qualidade muito aquém em comparação as de Cristal. Mas isso não é tudo. Entre as de cristal, existem diversos padrões, e diversas qualidades de fabricação. Algumas, não possuem em seu processo de fabricação um rigoroso controle, o que causa distorções e a famosa aberração cromática. Por isso é possível ver fotógrafos contemplando fabricantes de lentes como Nikon, Canon e a Carl Zeiss.
***
E ai, restaram dúvidas? Mais algum mito que queira que desvendemos? Não deixe de comentar abaixo!
0 comentários:
Postar um comentário