Iluminação - Luz dura e luz difusa

Descubra truques simples para aprimorar suas imagens de acordo com suas necessidades de iluminação.

Imagem: Hans
A iluminação é algo complexo e que exigem certos conhecimentos que pouca gente tem, embora sejam bastante simples, e possam melhorar radicalmente a qualidade de suas filmagens e fotografias.
Muita gente investe em equipamento, mas simplesmente pelo fato de não saber usá-lo acaba não tendo uma imagem tão bonita no vídeo, e muitas vezes essas pessoas não entendem onde estão errando.
A questão elementar se baseia no conceito de luz e sombra.

Luz e Sombra

Tecnicamente existem basicamente dois padrões de luz: Luz dura e luz difusa. Como assim "dura"? Explico! 
Quando falamos "Dura" ou "difusa" na realidade estamos falando da relação entre a luz e a sombra. Se essa transição se faz num degradê bem suave, temos a Luz Difusa. Se ao invés disso temos uma sombra bem marcada, formando uma nítida sombra, temos então a Luz Dura.

Veja o Exemplo:


Na imagem à esquerda temos uma luz mais difusa, o que permite que ela não produza tanta sombra. Já na imagem à direita utilizamos a luz dura do Flash, e obtivemos sombras muito bem marcadas na imagem.

Qual é a melhor?


É o que você deve estar se perguntando, certo? Respondo: Nenhuma das duas! As duas são ótimas iluminações, mas cada uma pra um tipo de efeito. A Luz dura por exemplo é muito usada em cenas de interrogatório, em muitos filmes, além de ser muito usada também em várias cenas de filmes de terror pra causar mais impacto. Já se a ideia é capturar o todo com mais nitidez a luz difusa se torna perfeita.
Em geral, se você não deseja um efeito mais cênico, a ideia é utilizar sempre a luz difusa.

Mas, como obter uma boa luz difusa?

Reprodução: Hdcine.com.br

Independente da qualidade do refletor que você utiliza, existe pelo menos uma opção de difusor para ele. Os mais conhecidos são os famosos guarda-chuvas que são largamente utilizados na fotografia, mas também em filmagens. Mas existem modelos tão ou mais eficazes, alguns de papel seda, outros de materiais plásticos ou acrílicos.
Posso criar um em casa? Sim, mas não é recomendável. Luzes de refletor produzem muito calor, e se o material não for adequado pode derreter ou pegar fogo, além de comprometer a qualidade e durabilidade do seu equipamento.
Se você trabalha com refletores de luz digital (Luz fria), não se preocupe com difusores. Esse tipo de luz produz naturalmente sombras mais difusas sendo desnecessário o uso de difusores. Entretanto isso não se aplica ao flash.

O sol


O sol é uma excelente fonte de iluminação, para filmagens e fotografias em geral, no entanto, o sol produz uma luz um bocado dura. 
Então, como resolver esse "problema" em filmagens externas? Existem duas opções, a mais comum é utilizar rebatedores, que são feitos de material reflexivo que redireciona a luz e a devolve de forma difusa. Mas também existem difusores para uso em externas, embora exija muito mais orçamento e calculo. 

Share on Google Plus

Sobre Thiago Freitas

Ator, Produtor Musical, Diretor de Arte, Técnico em Informática e Programador Visual. O autor uniu todos seus conhecimentos profissionais para facilitar e democratizar o acesso ao conhecimento das mídias digitais.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário